Dicas e Tendências Poupar

Burla Mbway – Cuidados a ter!

2 Partilhas

Cuidados com as burlas ao usar o MBway

De acordo com o Banco Central Europeu, Portugal é um dos países que apresenta menores níveis de fraude e dos poucos que te oferece um sistema de pagamento seguro. 

Apesar disso, desde a pandemia de Covid-19, os portugueses começaram a comprar os produtos em lojas online, com maior frequência.

Logo, houve um aumento exponencial nos métodos de pagamentos online.

E, consequentemente, também aumentou o número de burlões, especialmente através da aplicação MBway.

As plataformas preferidas dos burlões são o OLX e o Facebook Marketplace.

Durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, todas as transações realizadas nesta aplicação financeira são monitorizadas por uma equipa totalmente competente e dedicada a evitar fraudes ou burlas.

Para não seres enganado, antes de utilizares verdadeiramente o MBway, sabe como a aplicação financeira funciona e evita acabares com a tua conta bancária a…zeros!

Razões para suspeitar de Burla Mbway

Nos últimos tempos têm surgido imensas queixas associadas ao MBway.

Pequenos comerciantes são frequentemente enganados e veem as suas contas bancárias controladas por terceiros (burlões). 

A tática destes criminosos passa por convencer-te a cederes o controlo da tua conta bancária através do teu número de telemóvel e, no momento, nem te apercebes da situação. Para tua própria segurança, abaixo enumeramos algumas recomendações:

  • Jamais dês os teus dados pessoais ou informações sobre as tuas contas bancárias a terceiros, quer seja por email, SMS ou mesmo telefonicamente.
  • Se receberes alguma notificação através do email ou SMS, então apaga imediatamente e notifica a equipa do MB WAY através do chatbox. Esta aplicação financeira envia-te as notificações sempre para o teu próprio telemóvel.
  • Se o burlão te solicitar que vás a uma caixa de multibanco e começar a dar-te instruções, prometendo-te que vais receber o pagamento de forma segura, recusa imediatamente.
  • Através do ATM, nunca associes um número de telemóvel que desconheças ou nem sequer seja teu na opção “MBway”.
  • Com alguma regularidade, verifica o teu extrato da tua conta bancária, principalmente após receberes pagamentos através desta aplicação.
  • Sempre que alguém te quer pagar mais pelo produto, desconfia.
  • Nunca dês o teu PIN MBway (código de 6 dígitos que definiste quando aderiste à aplicação financeira), dado que ele te permite confirmares operações na aplicação (como enviar dinheiro) e consultares o teu histórico. Se o fizeste e tiveste consciência imediata do teu erro, altera rapidamente o teu PIN através da aplicação. Para isso, deves ir até ao Menu do MBway, selecionares a opção “Definições”. Posteriormente, escolhe a opção “Segurança” e, por fim, seleciona “Alterar o PIN”.
  • Se não te sentes totalmente confortável em receber dinheiro através do MBway, recusa o pagamento por esta via. Opta pela transferência bancária ou presencialmente (caso estejas na mesma área geográfica que o teu comprador).

Fui burlado e agora? O que fazer?

O MBway foi desenvolvido para facilitar a vida dos portugueses, permitindo a transferência de dinheiro e a realização de pagamentos de uma maneira totalmente segura e cómoda.

Afinal, podes fazê-lo através do teu telemóvel a qualquer momento do dia, estejas ondes estiveres.

Mas infelizmente, há quem se queira aproveitar para te roubar dinheiro.

Se achas que foste burlado, acalma-te e lê atentamente as nossas próximas recomendações e fica a saber o que fazer pela tua própria segurança:

  • Cancela o cartão da tua conta bancária roubada através dos números 217 918 780 ou 808 201 251 (este é o método aconselhado quando perdes o teu cartão ou o mesmo te seja roubado).
    Se preferires, também efetuar o cancelamento junto da tua entidade bancária. No entanto, quanto mais tempo perderes neste processo, pior!
  • Se tiveres a aplicação MBway instalada noutros equipamentos (smartphones, tablets), o ideal é removeres a conta ou desativares a mesma.
    Para isso, vai ao Menu e seleciona a opção “Mais”. Posteriormente, escolhe a opção “Definições” e, por fim, a opção “Os Meus Dispositivos”.
    Em caso de dúvida, desativa/cancela em todos os teus dispositivos.
  • Outra medida de segurança é cancelares o MBway associado ao teu número de telemóvel através de uma caixa de multibanco. Também podes efetuar este procedimento junto da tua entidade bancária.

Ora, se desativaste ou cancelas-te esse cartão junto do teu banco, através de uma caixa de multibanco ou através do telefone, fica a saber que o serviço MBway ficou automaticamente inibido.

Caso queiras, podes utilizar outros cartões que estejam associados ao MBway, sem qualquer problema e com total segurança.

Nova Burla Mbway

Já sabes que a aplicação MBway permite-nos efetuar pagamentos e enviar dinheiro para outras pessoas.

Mas, sabias que também é possível pedir dinheiro?

Esta funcionalidade é bastante útil para dividirmos contas (exemplo, saída noturna ou supermercado), evitando “esquecimentos” ou alguém do nosso grupo ficar lesado monetariamente.

Esta é a nova Burla Mbway que tem sido utilizada para enganar as pessoas mais distraídas através do MBway.

Aprende como funciona este “esquema” através dos próximos passos:

  • O burlão faz-se passar por um possível comprador e contata-te a confirmar que quer comprar o produto.
  • Questiona-te se pode efetuar o pagamento através da funcionalidade “Enviar Dinheiro” da aplicação MBway. Cheio de confiança, tu aceitas essa opção.
  • Em vez do burlão escolher a opção “Enviar Dinheiro”, ele seleciona a opção “Pedir Dinheiro”.
  • Recebes uma notificação na tua aplicação a solicitar que aceites “Enviar Dinheiro”, identificando a quantia monetária.
  • Estás completamente distraído e acabas por aceitar, uma vez que o teu cérebro está fixado com ideia de “receber dinheiro”. Fizeste asneira!
  • Provavelmente, só te apercebes dessa realidade, quando consultas o saldo na tua conta bancária e confirmas que o valor foi subtraído em vez de acrescentado ao teu saldo.

É importante que estejas sempre com atenção e leias corretamente as notificações enviadas pelo MBway.

Confirma efetivamente se é aquilo que queres e, caso não seja, não te esqueças de fazer queixa junto das autoridades policiais.

Desta forma, consegues cancelar rapidamente o número de telemóvel associado ao burlão na aplicação MBway e evitas que outras pessoas sejam enganadas.

Partilha esta informação para os teus amigos e/ou familiares também terem conhecimento de como funcionam estas Burla Mbway (tão simples) e fica obviamente atento!

2 Partilhas