carta de motivação
Carreiras Novos desafios

Como fazer uma boa carta de motivação

1 Partilhas

Normalmente, associamos a carta de motivação a situações de procura de emprego, em que para além do CV, juntamos este documento motivacional que permite mostrar ao empregador a nossa intenção concreta e o porquê da escolha daquela oferta.

No entanto, este documento pode ser necessário, não só para candidatura a emprego, mas também para candidatura a vagas académicas como doutoramentos ou mestrados.

Assim, antes de começares a escrever a carta de motivação, efetua uma pesquisa sobre a instituição ou empresa à qual te estás a candidatar. Procura, por exemplo, no site da empresa ou instituição qual a sua missão, objetivos, valores e filosofia.

Abaixo deixo-te algumas dicas de como escrever uma carta de motivação e o que deves evitar na elaboração da mesma.

Começa com um parágrafo objetivo que explique claramente porque queres candidatar-te àquela vaga de estudo ou trabalho.

Deixa também claro o que te motiva naquela empresa ou instituição em específico, ou seja, porquê aquele local para trabalhar e não outro qualquer.

Sê objetivo ao demonstrar porque é que aquela é a oportunidade certa para ti e não te percas a divagar sobre a tua história de vida.

Evita o uso de citações, visto que a carta de motivação deve ser um instrumento pessoal.

Tenta ser sucinto e não escrevas uma carta muito longa, põe-te no lugar de quem a vai ler, tenta que tenha no máximo 3 ou 4 parágrafos.

Outra das coisas é evitar é fazeres “copy paste” do teu CV, porque não acrescenta nada ao que já referiste anteriormente nesse documento.

Se tiveres que fazer uma carta de motivação noutra língua, tem cuidado com os tradutores online como o google translator, porque a qualidade destes é normalmente baixa.

Quando terminares a tua carta, lê tudo com rigor e tem cuidado com os erros gramaticais e ortográficos.

Ao escreveres a tua carta no computador, aproveita também para verificares a formatação.

No final, assina e coloca a data para torná-la mais profissional.

Alguns exemplos de cartas de motivação

Exemplo 1: Quando o candidato ainda não tem muita experiência de trabalho, a carta de motivação deve ser focada no seu percurso académico e não nas suas qualidades profissionais. 

“Exmo. Senhor Diretor de Recursos Humanos da empresa X

Após ter tomado conhecimento da vaga de emprego para x, venho por este meio apresentar a minha candidatura à posição em aberto.

Sou licenciado em Informática pela Universidade do Minho (terminei a minha licenciatura com média de 16 valores) e estou neste momento disponível para novas experiências profissionais.

Após o término do meu curso, realizei um estágio profissional de 6 meses na empresa Empresa Y, o que me possibilitou colocar em prática os meus conhecimentos e contactar com o ambiente de trabalho.

Sou um profissional empenhado e que se foca diariamente na concretização dos objetivos propostos pela minha entidade patronal. 

Subscrevo-me com a máxima consideração,

Francisco Mota Faria”

Exemplo 2: Quando o candidato tem mais experiência profissional, a carta de motivação deve basear-se na sua vasta experiência e dar relevo ao seu percurso.

“Exmo. Senhor Diretor de Recursos Humanos da empresa X

De acordo com a vossa oferta de emprego, e por considerar que tenho o perfil indicado para este cargo, venho por este meio apresentar a minha candidatura.

Sou um profissional com grande experiência na área de Informática.
Terminei a minha licenciatura em 2005 e durante 15 anos exerci funções de programador sénior na Empresa Y e na Empresa Z.
As minhas funções incluíram a implementação e gestão de projetos de grande importância para a estratégia das referidas empresas.

Para além de conhecimentos sólidos de informática, possuo também uma grande experiência ao nível de coordenação de equipas e do contacto com o cliente.

Procuro neste momento novos desafios na minha área profissional e acredito poder ser uma excelente adição à vossa empresa.

Despeço-me com cumprimentos cordiais,

João Loureiro”

A carta de motivação é uma excelente oportunidade para demonstrar os teus objetivos de forma entusiasta, por isso, inspira-te nestas dicas e cria a tua carta de motivação da forma mais original possível.

Pode ser a diferença entre seres tu o escolhido ou a pessoa ao lado.

Boa sorte e votos de muito sucesso profissional!

1 Partilhas