Como poupar dinheiro em compras online
Dicas e Tendências Poupar

Como poupar dinheiro em compras online

13 Partilhas

Quer poupar nas suas compras online?

A poupança é um valor fundamental para quem organiza o dia a dia, encarando as despesas do agregado familiar.

Muitas vezes, ouvimos falar na diminuição do poder de compra, fruto das condições económicas, políticas e sociais que vivemos.

Se tanto falamos em crise e se como, popularmente, dizemos “o dinheiro está caro!”, então, há que tecer estratégias para começar a poupar nas compras que fazemos sejam elas em lojas físicas ou em lojas online.

Costuma fazer compras online e poupar é importante para si?

Então, acompanhar este artigo vai ajudá-lo com alguns conselhos e estratégias que pode desenvolver no sentido de comprar e poupar melhor.

Cada vez mais, os portugueses estão a aderir ao método de compras online, até porque percebem que têm disponíveis imensos produtos e bens na grande montra que é a Internet e nas lojas que estão cada vez mais presentes com a opção de comprar através de casa, local de trabalho ou de lazer.

A questão é: como usar as compras online tirando o máximo proveito da poupança, tornando mais equilibradas as contas do agregado familiar?

Tal como acontece quando faz compras em lojas físicas, existem alguns truques, para poupar dinheiro, quando faz compras através da Internet.

Está pronto para embarcar numa viagem que pode significar maior poupança pelos produtos e serviços habituais?

Anote as seguintes dicas:

1. Pesquisar o melhor preço para o serviço ou produto que pretende comprar

Tal como nas lojas físicas pode consultar os folhetos e cupões que indicam o melhor preço para os serviços ou produtos que necessita e pode fazer uma comparação informada, adquirindo aquilo que precisa em locais diferentes ou usando as vantagens de cada loja ou supermercado, nas lojas online também pode fazer esta pesquisa.

Se o seu objetivo é poupar, deve comparar sempre o preço do produto que pretende, porque pode haver diferenças significativas entre sites, no que diz respeito ao preço de artigos iguais ou muito semelhantes.

Evitar uma compra por impulso e investir em uma pesquisa exaustiva e informada é um passo essencial para assumir este primeiro conselho.

2. Realize sempre o câmbio quando está a comprar em sites internacionais 

Se o site onde está a fazer a pesquisa é internacional e não lhe indica os valores dos produtos em Euro, deve ter em conta a realização do câmbio para fazer a conversão antes de prosseguir com a sua compra online, de modo a evitar surpresas desagradáveis;

3. Faça os cálculos dos seus gastos contemplando os custos para o envio da encomenda

Quando faz compras online, não deve esquecer-se de verificar os preços o preço final de entrega da encomenda, já com os portes de envio incluídos.

Conte sempre com essa despesa extra no seu cesto de compras.

Encontrará sites de compras que não cobram portes de envio e isso pode acabar por tornar a sua conta mais acessível, quando faz a comparação final.

Pode, ainda, tratar-se de sites que escusam este valor, a partir de uma determinada quantia de compras, deste modo, possibilitar uma maior poupança ao fazer uma compra de valor superior ou se juntar à sua, a compra de algum amigo / familiar, para superar o valor mínimo isento de portes de envio.

Ainda assim, tente não dispersar a sua conta para que o objetivo de poupança não seja suplantado.

Como é aconselhável quando faz compras no supermercado, também quando recorre às lojas online, deve fazer a sua lista de compras e limitar-se àquilo que está escrito.

Agregar itens à sua compra desnecessários só para não pagar portes de envio, pode ser aquilo que chamamos de “presente envenenado”. 

4. Mantenha-se sempre informado e atualizado

Se tem por hábito fazer compras online, é muito importante que se atualize e informe, continuamente, acerca dos preços dos produtos e serviços.

Existem muitos supermercados que disponibilizam cupões e talões de desconto nos serviços e produtos que disponibilizam e pode usar isso em seu proveito.

No entanto, deve optar sempre por focar-se naquilo que necessita e não desviar o foco da sua compra e dos produtos para os quais tem necessidades reais, de modo a usufruir realmente dessas vantagens.

Muitos sites de compras online disponibilizam, por exemplo, newsletters informativas que podem ajudá-lo nesta tarefa de manter-se a par dos preços e dos maiores benefícios de que pode gozar quando está a fazer a realizá-las aumentando, claramente, a margem de poupança.

5. Confira sempre a variação de preço em função do tamanho da roupa ou calçado a comprar

A variação de preços, de site para site, é uma realidade e como já vimos e merece a sua atenção, quando está a realizar uma pesquisa para efetuar as compras dos produtos que necessita.

Vai deparar-se com muitos sites em que o valor dos produtos diferem de acordo com o tamanho dos mesmos, nomeadamente no que diz respeito à compra de roupa ou de calçado, daí haver necessidade de estar atento para esta variação antes de completar a encomenda e fechar a compra, indicando o número do seu cartão de crédito (se for esse o método de pagamento que utiliza).

Veja a tabela de medidas no site onde vai fazer a compra e confira as suas medidas para fazer uma boa escolha.

6. Verifique sempre a possibilidade e forma de devolução

Imagine que compra um artigo e mesmo tendo em conta todas os conselhos anteriores, esse artigo não serve ou não corresponde àquilo que esperava.

É importante verificar, em cada site, a política de devolução, até porque pode dar-se o caso de ter de devolver aqueles sapatos que pensava que lhe assentariam que nem luvas.

Note que pode haver sites com políticas de devolução pouco acessíveis e mergulhadas em processos administrativos morosos e dispendiosos e isso pode constituir, à partida, uma dificuldade.

Deve, pois, informar-se acerca da devolução, se esta é muito dispendiosa e equacionar sempre este valor quando realiza as suas compras, através da Internet.

Está certamente preparado, então, para começar a poupar, ainda mais, nas suas compras online, em três, dois, um…

13 Partilhas