credito consolidado
Crédito Consolidado Créditos

Crédito Consolidado: o que é?

19 Partilhas

Já ouviu falar em Crédito Consolidado?

Tem contraído vários créditos pessoais e a despesa que daí advém é um peso evidente no seu orçamento familiar mensal?

Existe uma solução para si para ajudá-lo a poupar com uma operação simples: solicitar a junção de todas as prestações que atualmente paga, através da realização de contrato com uma só entidade de crédito.

Dessa forma, contratando um crédito consolidado, poderá tornar mais leves os seus encargos mensais.

Através da consolidação de créditos é, então, possível juntar todas as suas prestações numa só de forma a reduzir os seus encargos mensais.

Se tem vários créditos em pagamento e o seu objetivo é ficar com o seu orçamento familiar mais equilibrado, pode optar por fazer um único crédito – crédito consolidado.

Sabia, a título de exemplo, que reunindo todos os créditos num só é possível reduzir as suas prestações mensais até 60 por cento?

Isso são boas notícias quando o sobrendividamento afeta tantas famílias portuguesas e é causa de tantas dissensões, sofrimento e empobrecimento da classe média.

E como é possível chegar a essa redução das prestações a crédito?

Num único contrato, pode agregar os valores em pagamento que existem nas diferentes entidades às quais pediu crédito.

Um só empréstimo pode permitir-lhe pagar os financiamentos do carro, das férias e da dívida no cartão de crédito.

Reúno as condições para avançar com o pedido de crédito consolidado?

Para pedir um crédito deve ser maior de idade e residir em Portugal.

No caso de querer fazer a consolidação do ser crédito, devem pesar-se outras variáveis como a situação face ao emprego ou a evidência de algum tipo de incumprimento, em aberto, no Banco de Portugal.

Se tiver apenas um crédito (o de habitação, por exemplo) esta solução não será a mais viável uma vez que o objetivo do crédito consolidado é agregar todos os empréstimos em um só.

Neste caso, pode tentar renegociar com o seu banco ou procurar uma instituição financeira que ofereça condições mais favoráveis a nível do spread, juros moratórios ou comissões associadas.

A situação de desemprego também invalidada o pedido da solução de crédito consolidado, pois não indica nenhum tipo de vínculo salarial que sirva de garantia como cumprimento dos prazos associados às linhas de crédito.

Encontrar-se na lista negra do Banco de Portugal também é um impedimento para poder solicitar um crédito consolidado, tendo em conta que o mesmo será negado.

Vantagens de pedir um crédito consolidado

Existem várias vantagens em solicitar a agregação das suas prestações em um só empréstimo, tais como:

– Diminuir a mensalidade associada até 60 % e, dessa forma, reduzir para mais de metade a sua dívida às entidades bancárias é a vantagem mais sonante;

– Melhorar a gestão das suas dívidas, taxas inerentes e prazos associados às mesmas, uma vez que fica com o empréstimo em apenas uma entidade bancária ou instituição financeira.
Ter vários créditos para liquidar, em dias diferentes do mês, pode ser, de facto, uma dificuldade na gestão das dívidas que tem;

– Aumentar o prazo para pagar o seu crédito, diminuindo o valor da mensalidade consideravelmente, ainda que isso possa significar um maior aumento do MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor);

– Diminuir os custos administrativos e burocráticos associados aos seus créditos uma vez que apenas um banco ou entidade financeira fica a tratar do empréstimo.
Assim, todas as comissões inerentes aos restantes créditos podem ser anuladas;

– Diminuir o risco de ter uma mancha negra no seu historial de crédito por acumulação de várias dívidas evitando situações pendentes que podem gerar recusas de crédito no futuro por parte da CRCBP (Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal);

– Diminuir a taxa de juro associada às suas dívidas.
Se o consumidor tiver dívidas em vários cartões de crédito, cujas TAEG (Taxa superaram os 20 por centro, englobando todas as dívidas numa só é possível que baixar essa taxa para quase metade.

Como fazer para aceder a um crédito consolidado?

Pode fazer a simulação do seu crédito consolidado em alguns sítios da Internet.

Pode, também, verificar quais as entidades bancárias ou instituições financeiras de crédito disponíveis para solicitar a consolidação de crédito e as condições que cada uma oferece online.

É essencial fazer uma consulta responsável acerca das condições praticadas por cada entidade, no que diz respeito a taxas associadas assim como no que concerne à significância do benefício, no seu caso, em concreto.

É importante que tenha em conta a importância das TAEG que estão inerentes aos diferentes bancos ou entidades financeiras de crédito, uma vez que esta taxa inclui o cálculo que engloba todos os juros, seguros, impostos e comissões.

Não se esqueça, também, de verificar se a entidade financiadora engloba ou não os custos iniciais do crédito no montante solicitado antes de fazer o pedido. 

A simulação é simples de fazer e intuitiva, não implica custos nem compromissos e possibilita a consulta de toda a informação sobre bancos e instituições financeiras sem ter de deslocar-se aos locais em causa, pessoalmente.

Além disso, pode informar-se antes de tomar uma decisão que pode implicar a gestão do seu orçamento familiar a curto ou médio prazo.

Para simular o crédito consolidado, basta introduzir a despesa total dos créditos que tem contratados e escolher um prazo limite para o devolver o valor.

Após isso, basta enviar a documentação necessário e aguardar pela análise de risco por parte do banco ou da entidade financeira.

Ao fazer a simulação atente para a diferença entre o crédito consolidado com ou sem habitação.

No caso de optar por um crédito consolidado hipotecário, o consumidor dá como garantia a sua habitação para o pagamento do empréstimo, sendo necessário uma segunda hipoteca da sua habitação para, depois, beneficiar de um maior prazo de reembolso e de taxas de juro mais baixas.

Pode então beneficiar da consolidação do crédito de modo a amortizar vários créditos em um só, atendo aos benefícios, em termos de burocracia que isso possa trazer.

19 Partilhas