mbway
Dicas e Tendências Poupar

MB Way: Como começar a usar?

8 Partilhas

Para ter a APP a funcionar, corretamente, no seu smartphone, deve atentar nos seguintes passos:

– dirigir-se a uma Caixa Multibanco;

– inserir o seu cartão e o código PIN;

– escolher a opção “registar-se no MB Way”;

– comunicar o número de telefone em que pretende usar a aplicação e escolha um PIN de seis dígitos.

– fazer o download da app MB Way e use o PIN de seis dígitos que escolheu, sempre que aceder à mesma, no seu telefone.

Sugerimos que não escolha um código PIN óbvio, como datas de nascimentos, por exemplo, uma vez que o conhecimento desses dígitos vão fornecer acesso às suas contas bancárias.

MB Way: Um caminho seguro?

A aplicação financeira MBWay tem invadido os smartphones dos portugueses, desde 2015 e importa pesar os prós e contras no que diz respeito à sua utilização assim como conhecer esta ferramenta que vem sindo incrementada e atualizada, continuamente.

O MB Way permite fazer compras, pagamentos imediatos e levantamentos ou até gerar novos cartões pré-pagos, utilizando apensas o telemóvel.

A comodidade e rapidez são pontos relevantes para quem utiliza esta APP.

Desde maio de 2019, a utilização do MB Way, tornou-se controversa por ter sido anexada uma tarifa, em determinados bancos e para serviços específicos.

Esta APP, que era uma alternativa fiável e gratuita ao uso das Caixas Multibanco ou ATM´s de redes estrangeiras, pode ter custos quando usada para efetuar certos pagamentos.

As taxas variam de banco para banco e o BdP (Banco de Portugal) explica a aplicação destas mesmas taxas dada a exigência que as instituições financeiras têm no reforço do seu capital e talento humano.

Este reforço é necessário, porque os clientes tendem a relegar o uso das Caixas Multibanco e mesmo das plataformas online dos bancos para começar a fazer as transações através do telemóvel.

Ora, já havia muitos bancos a cobrar valores para o uso do Homebanking e das Caixas Automáticas, em algumas transações (transferências, por exemplo).

Logo é desejável, para a Banca, tarifar o uso do MB Way.

Tem havido um expresso esforço para que as taxas aplicadas sejam proporcionais aos valores transferidos, uma vez que ao tenderem a ser fixas para qualquer valor – pode dar-se o caso de transferir 10€, através do MB Way e ter de pagar mais de 15% de custos adjacentes, se o banco tiver uma taxa fixa.

As reclamações reunidas pelos associados da Deco e dos que recorrem ao Portal da Queixa levaram este debate, recentemente, à Assembleia da República, no sentido de impedir o livre-arbítrio dos bancos na formulação das tarifas impostas aos clientes.

A legislação fruto desse debate contemplou as contas com características de serviços mínimos.

Para clientes que cumpram os critérios definidos, existem menores tarifas na manutenção da conta ou no uso de Homebanking e também a possibilidade ao acesso a cinco transferências mensais, com o limite de 30 euros por operação, a partir de 1 de janeiro de 2021.

São vantagens evidentes para quem tem este tipo de conta e questiona-se, apenas, as diferenças entre as tipologias de contas e aquilo que é possível fazer com umas e outras.

Vantagens de usar a APP financeira MB Way

Já não precisa de recorrer ao balcão do seu banco, tão pouco estar perto de uma Caixa Multibanco ou ATM e nem sequer necessita de ter acesso à conta do seu banco, no computador, quando tem pendente algum pagamento de serviços ou compras, levantamento ou transferência de dinheiro.

Pode realizar todas estas operações, a partir do seu telefone, se tiver instalada a aplicação MB Way e esta é, sem dúvida, a maior vantagem para instalar e dar uso à mesma.

Goze, então, de comodidade, conforto e eficiência à distância de segundos!

Eis algumas vantagens que o uso do MB Way pode oferecer:

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 95

1.  Possibilidade de efetuar transferências automáticas

Em segundos, pode fazer uma transferência automática. Se tem de fazer um pagamento urgente ou se surge a necessidade de transferir dinheiro com urgência, é possível fazê-lo rapidamente.

O dinheiro fica, instantaneamente, disponível na conta e cartão associado ao recetor.

Tenha, porém, em consideração alguns conselhos se pensa começar ou continuar a usar esta APP financeira:

Quando vai transferir dinheiro pode ou não ser vantajoso fazê-lo através do MB Way, dependendo do montante que vai transferir e dos custos que o seu banco cobra pela utilização.

Se for um valor baixo, pode não compensar fazê-lo, por exemplo.

A maioria dos bancos ainda impõe taxas fixas para transferir dinheiro, pelo que deve informar-se sobre o valor que acresce.

Como referimos acima, esta aplicação financeira foi gratuita, durante cerca de três anos, mas deixou de ter carácter gratuito em muitas das instituições bancárias com balcões no território nacional.

Decida com informação!

2. Usar o seu cartão multibanco mesmo quando se esquece dele?

Através da APP MB Way, pode fazê-lo nas compras, pagamento de serviços ou levantamentos

Quantas vezes já aconteceu ficar sem poder fazer qualquer compra por ter-se esquecido o cartão em casa?

Se utilizar a app financeira MB Way, pode fazer essas compras online e até mesmo em imensas lojas físicas que já aceitam este tipo de pagamento.

Para pagamentos de compras ou serviços em empresas como Continente, AKI, na FNAC, na TAP, Ticketline, Pingo Doce, Grupo CUF entre outras, pode utilizar o MB Way, colocando o seu número de telefone associado na parte do pagamento.

3. Levantar dinheiro quando não tem consigo o seu cartão multibanco

Esqueceu-se do seu cartão e precisa levantar dinheiro na Caixa Multibanco mais próxima?

Também consegue fazer esta operação através da APP MB Way.

Para isso, basta carregar na opção “Levantar dinheiro”, escolher qual o valor que pretende resgatar da sua conta e terá acesso a um código utilizável nas três décadas posteriores.

Dirigindo-se à Caixa Multibanco, carregue apenas em “Confirmar”, siga as instruções do ecrã.

Vão pedir-lhe o código que lhe foi enviado e poderá levantar o seu dinheiro.

O cartão refeição Euroticket chegou ao MB WAY

Adicione o seu cartão ao MB WAY tornando o pagamento de compras e refeições mais rápido, prático e seguro – evitando qualquer contacto com o terminal ou operador de caixa.

Saiba como adicionar um cartão à sua conta MB WAY.

Ticket

Pronto para o impacto da comodidade e rapidez da APP MB Way?

Tenha cuidado com as Burlas com o MBWAY

8 Partilhas