Poupança no trabalho
Carreiras

Poupança no trabalho, é possível?

8 Partilhas

Tanto em casa como no trabalho preocupa-o conseguir poupar e gerir os recursos que tem disponíveis de forma responsável?

Deixamos-lhe, neste artigo, alguns conselhos que podem ajudá-lo a ativar uma fórmula de poupança, centrando naquilo que faz no trabalho e na forma que gere o ambiente no local onde labuta.

Claro que esta Poupança no trabalho em recursos leva-nos, em última instancia, a poupar o meio ambiente.

Sabemos que a preocupação com as questões do planeta e a hipótese viva de manutenção dos recursos naturais que nos permitem viver e desenvolvermo-nos o mais harmoniosamente e saudáveis possível tem estado na agenda política portuguesa, eu europeia e mundial.

Muitos tratados, muita legislação e fiscalização tem nascido para prevenir um desfecho ainda mais negro para os efeitos nefastos da pegada humana no planeta.

Poupar água, gás, eletricidade, evitar uso excessivo de objetos em plástico descartável (deve lembrar-se, decerto, da polémica das palhinhas de plástico que iriam, supostamente, sair de circulação) e dizer não ao desperdício têm sido medidas concomitantes de novos hábitos e novos estilos de vida.

É possível começar, por si próprio, a viver a real Economia Social e começar pelo próprio local de trabalho para deixar a sua marca positiva em vez de aumentar a sua pegada na Natureza.

Podemos, então, ter esta ação com impacto positivo para o meio ambiente que temos e que deixaremos para a nossa descendência?

Siga estes conselhos:

1. Recicle sempre as suas garrafas de plástico e, tendo hipótese, opte por utilizar uma garrafa reutilizável.

Sabia que as garrafas de plástico demoram 450 anos a decompor-se, se não forem recicladas?

Têm corrido imagens assustadoras, nos meios de comunicação social, sobre a quantidade de plástico existente nos oceanos e nos danos, por isso, causados aos ecossistemas aquáticos.

A biodiversidade marinha é colocada em causa, constantemente, pela praga que são os plásticos nos mares.

E é tão simples fazer a sua parte para minorar o problema: Por que não comprar uma garrafa em vidro ou metal, para poder fazer a reutilização da mesma?

2. Utilize uma chávena de louça para tomar o seu café, no trabalho.

Já pensou no impacto ambiental que teria se, no seu local de trabalho, todos os funcionários tivessem a sua chávena de café, em vez de utilizarem os comuns copos de plástico ou de cartão que são dispensados, perto das máquinas das bebidas?

Se falarmos numa empresa de média dimensão, em que cada funcionário beba 2 cafés por dias, existe uma poupança do meio ambiente em cerca de 3 toneladas de plástico por anos!

É um número expressivo, certo? Mais uma dica para poupar no trabalho

3. Leve marmita para o trabalho: vai poupar o seu bolso, pois pode preparar as suas refeições em casa; a sua saúde, pois sabe exatamente o que vai comer e mantém-se mais saudável e o meio ambiente, pois contribuirá para a diminuição de emissões de CO2.

Por que não escolher um serão, de um dia da semana, um domingo ou uma folga para poder preparar as suas refeições para levar, nos dias de trabalho? Aproveite também as Promoções Continente.

4. Use transportes públicos ou partilhe boleias quando se desloca para o trabalho.

Se trabalhar perto de casa, pode ir a pé ou de bicicleta; se isso não acontecer, informe-se sobre a viabilidade de fazer as suas deslocações casa – trabalho e trabalho – casa, recorrendo aos transportes públicos.

Há que convir que estar no trânsito é um dos grandes motivos de stress, para quem vive nas urbes.

Usar meios de transporte alternativos pode beneficiar o seu equilíbrio emocional, além de que tem a possibilidade de poupar dinheiro, não andasse os combustíveis quase a preço de ouro!

Se tiver colegas da sua empresa que façam o mesmo trajeto que faz ou um semelhante, pode poupar dinheiro ao partilhar boleia e reduzir a pegada de carbono que vai deixando.

Se utilizar o seu veículo, para deslocar-se para o trabalho, por não ter alternativa, verifique que faz regularmente a revisão, assegurando que o carro se encontra dentro dos padrões ambientais – deste modo, vai reduzir a emissão de gases poluentes. 

5. Configure o computador que utiliza para que o ecrã entre em suspensão, sempre que possível, poupando energia e no final do dia não se esqueça de desligar a máquina.

Sabemos que os computadores modernos gastam pouca energia quando ligados em modo stand by, pelo que se houver esse cuidado extensivo a todas as empresas e organizações, isso traduz-se numa poupança gritante em fatura energética.

6. Evite desperdiçar papel, no trabalho.

Substituir as impressões constantes pela utilização dos documentos em suporte digital é uma das formas para levar avante a sua missão em poupar papel.

Se houver a clara necessidade de imprimir algum documento, lembre-se de fazê-lo selecionando a opção “frente e verso”.

Se aquilo que vai imprimir é rascunho, pode utilizar o verso de uma folha já utilizada.

Vai poupar resmas de papel, ao final de um ano com este hábito renovado e vai respirar muito melhor, uma vez que o papel é uma fonte de acumulação de pó e de ácaros que podem comprometer a sua saúde.

7. O último a sair, apaga a luz!

É uma regra essencial para a poupança do ambiente e dos recursos da empresa, mesmo que já opte por lâmpadas LED.

Provavelmente, em casa, já faz este esforço; como tal, pode ter esse cuidado quando está no seu local de trabalho e tentar convencer os seus colegas a seguir o seu exemplo.

8. Decore o seu ambiente de trabalho com plantas para que se torne um sítio mais agradável e mais purificado.

Se reservar um pouco do seu tempo para cuidar dessas plantas, verá que a sua disposição melhorará e terá mais energia para desempenhar os seus deveres.

9. Se costuma deslocar-se, por motivo de trabalho, e pernoitar em hotéis, pode dar indicação ao serviço de quartos que não pretende que mudem lençóis e toalhas diariamente, durante a sua estadia.

É fácil e acessível colocar em prática conselhos tão simples e a mudança de hábitos vai contribuir para um planeta mais sustentável para si e para quem ama.

Pense nisso!

8 Partilhas